terça-feira, 2 de julho de 2013

Conhecendo um pouco do Nordeste: Alagoas e Litoral

Nordeste



A Região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil. Possui uma área semelhante à da Mongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território e o terceiro maior PIB (em 2009).

Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região encontra-se dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.

É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.


Alagoas



Alagoas está situado a leste da região Nordeste. Tem como limites: Pernambuco (N e NO); Sergipe (S); Bahia (SO); e o oceano Atlântico (L). Sua capital é a cidade de Maceió. É formado por 102 municípios e suas cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Coruripe, Marechal Deodoro e Campo Alegre.

É um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco. Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.

Apelidada de Terra dos Marechais, por nela terem nascidos os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, Alagoas deu ao país numerosos brasileiros ilustres entre os quais o antropólogo Arthur Ramos, o maestro Heckel Tavares, o filólogo Aurélio Buarque de Holanda, o poeta Jorge de Lima, os juristas Pontes de Miranda e Marcos Bernardes de Mello, além dos escritores Jorge de Lima, Lêdo Ivo e Graciliano Ramos.

Litoral Alagoano




Mar em tons de azul e de verde, paisagens (quase) intocadas e piscinas naturais no trecho que vai de Barra de São Miguel e Maceió até Maragogi, são 400 km de costa de águas doces e salgadas. Praias de mar, praias de rios e lagoas. As mais belas do país, desenhadas em areias claras e finas. Coqueirais, ilhas, enseadas, cachoeiras, braços do mar, manguezais, povoados e trilhas compõem um estado do bem viver.



O litoral alagoano abriga belas praias com esses atributos, como a do Patacho, em São Miguel dos Milagres, cinco estrelas na classificação do GUIA QUATRO RODAS. Tem também a quatro estrelas Praia do Morro, em Barra de Santo Antônio, além de Maragogi, que guarda o tesouro mais precioso da Costa dos Corais: as famosas Galés, conjunto de piscinas naturais comparado por muitos às lindas ilhas caribenhas.

Existem famosas praias, como a Praia do Francês, Barra de São Miguel, Praia do Gunga ao litoral sul, e ao norte Maragogi, usada como cenário de novelas, e a Barra de Santo Antônio onde está localizado a Ilha da Croa.

Fonte: Adventure Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário