sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Novas regras para quem precisa viajar de aviao




Nova publicação em TURISMO ADAPTADO

Novas regras garantem acessibilidade a passageiros de avião que precisam de assistência diferenciada

by Ricardo Shimosakai
Ambulifts garantem acesso seguro e confortável para o embarque na aeronaveAmbulifts garantem acesso seguro e confortável para o embarque na aeronave
Idosos, pessoas com deficiência e passageiros com crianças de colo que viajam de avião, devem ter atendimento especial. Novas regras vão garantir a segurança e o conforto desses viajantes.
Conhecer novos lugares. Ricardo não abre mão desse prazer, mesmo sendo cadeirante. Mas quando é preciso viajar de avião, a dor de cabeça começa antes mesmo de entrar na aeronave.
“Certa vez eu voltei de um vôo da Argentina, e fiquei esperando uma hora pelo carro elevador, o ambulift. Eles disseram que haviam mais 4 ou 5 pessoas na minha frente para utilizar esse equipamento”, diz Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado e Consultor de Acessibilidade e inclusão.
Para ajudar a resolver problemas como esse que o Ricardo contou, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), publicou uma nova resolução com regras para a acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência técnica especial. São pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, deficiência, mobilidade reduzida, gestantes, lactantes, acompanhadas por crianças de colo ou ainda qualquer pessoa que tenha limitação na sua autonomia como passageiro. As novas regras obrigam os operadores dos aeroportos, as companhias aéreas e funcionários a tomarem medidas que garantam que esses passageiros também tenham uma viagem com conforto e segurança.
Novas regras para acessibilidade
Responsabilidade dos equipamentos de acessibilidade é do aeroporto
Número ilimitado de passageiros com deficiência por vôo
Desconto de 80% na passagem do acompanhante, caso necessário
Mais poltronas com braços móveis
Alterações nas regras de transporte de equipamentos e cão guia
Funcionário responsável por acessibilidade
Caiu a necessidade de apresentação de documentos médicos a cada viagem
“A gente tem uma série de multas para as empresas que não cumprirem com o estabelecido nessa resolução. Temos também um canal de denúncia através de nossos meios de comunicação com a sociedade, que podem através desses canais realizarem denúncias que vão ser investigadas e averiguadas, junto às empresas aéreas ou aeroportos”, esclarece Leonardo Boszczowski, Gerente de Facilitação e Segurança do Transporte Aéreo da ANAC.
Ricardo possui uma empresa de turismo especializada em atender pessoas com necessidades especiais, e acredita que as novas regras também podem servir como um impulso para o setor.
“Eu acho que isso vai poder impulsionar bastante o turismo. A gente ainda precisa mudar essa questão, desde o atendimento, da informação, de tudo. Isso não são bem questões físicas, materiais, mas sim questões de procedimento”, complem

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