quarta-feira, 21 de outubro de 2015

   Pn

UFRJ inaugura primeira unidade especial de Cirurgia em Pacientes com Síndrome de Down do país

Jornal do Brasil

Foi inaugurada na última sexta-feira (16) a primeira unidade Especial de Cirurgia em Pacientes com Síndrome de Down do país no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A iniciativa partiu do diretor geral do HU, Eduardo Côrtes, após realizar cirurgia de emergência na paciente Tatiana, de 37 anos, que é Down e tinha dificuldades para encontrar tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

"A família relatou que a moça sentia fortes dores abdominais e já tinha passado por quatro crises graves. Realizamos exames e constatamos pedra na vesícula. Decidimos pelo procedimento cirúrgico realizado por vídeo. Em uma semana, realizamos consulta, exames, internação, cirurgia e alta", relatou o diretor.

Além dos leitos, a nova unidade terá TV e sofá para dar conforto aos acompanhantes e aparelhos modernos para monitorar o estado de saúde do paciente. A equipe de profissionais será composta por nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais que prestarão atendimento específico. "Nós temos um 'ouro' em nossas mãos, que é a equipe do Hospital Universitário. Essa será a primeira unidade exclusiva e especializada para atendimento de pessoas com Down da rede pública de saúde do país", destacou Côrtes.

A inauguração contou com a participação de parlamentares fluminenses que aproveitaram a ocasião para anunciar à comunidade hospitalar que a bancada do Rio de Janeiro apresentou emenda orçamentária de R$ 40 milhões em prol do hospital. Além deste montante, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) informou que destinou mais R$ 10 milhões em emendas para o HUCFF. O senador parabenizou os trabalhadores da unidade pelo esforço e dedicação. "Estão todos de parabéns pela atuação e iniciativa da atual gestão, que apesar dos obstáculos conseguiu dar mais um passo extraordinário e a saúde pública será beneficiada", ressaltou ele.

Também presentes no evento, os deputados federais Glauber Braga (Psol-RJ) e Walney Rocha (PTB-RJ) lembraram da importância da articulação política da comunidade acadêmica para a garantia de recursos para o hospital. Braga elogiou a postura da direção do hospital e da reitoria da UFRJ de brigar pela autonomia universitária e não ceder às pressões para adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). "A luta aqui é grande, mas vocês têm mostrado coragem na luta pela autonomia e também ao desafiar a falta de recursos e inaugurar essa unidade", disse o deputado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário