sexta-feira, 1 de março de 2013

Caminhando Para Uma Vida Melhor


Olá! Vai aí uma dica para um fôlego a mais! Ela é sobre o movimento, sim ele mesmo! Como você já sabe, o exercício é um alimento para o nosso corpo, nós precisamos dele para ganhar, manter ou readquirir a energia para realizar nossas atividades diárias e para termos uma melhor qualidade de vida. Se você tem vontade de manter aquela vitalidade para fazer suas tarefas e outras atividades que são impostas no dia a dia, então é importante você saber disso:

A atividade física não depende da idade, condição social ou condicionamento físico, portanto devemos manter a força dos músculos, a elasticidade e condicionamento cardiorrespiratório. A razão deste empenho é devido à tendência de perder estas condições com a inatividade ou o envelhecimento, e ao praticar exercícios você está alimentando o seu corpo assim terá mais disposição para vencer suas tarefas, trabalhar, diminuir dores causadas pela falta de movimentos, conhecer novas amizades e melhora o aspecto emocional.

Para praticar uma atividade física com qualidade, precisamos adequá-la a nossa condição e não simplesmente achar que não conseguimos fazer nada. Para isso temos várias opções de exercício como uma simples caminhada até mesmos exercícios altamente elaborados. Caso você não saiba o que fazer é importante que seja orientado por um profissional. Temos várias opções de exercícios e segue aí algumas dicas: caminhar, pedalar, exercícios localizados, nadar, musculação, alongamento, Pilates, dança, exercícios funcionais e outros que podem se adequar a condição de cada pessoa, porém é importante lembrar que não são todos que podem praticar qualquer exercício ou atividades com grande sobrecarga, pois estas podem trazer riscos à saúde.

Para garantir a segurança na pratica de exercícios é importante passar por uma avaliação médica e uma avaliação do profissional de educação física que vai acompanha-lo, no caso da prática de exercícios sem um acompanhamento profissional é importante que você responda as questões a seguir:

1.     Seu médico já mencionou alguma vez que você possui um problema do coração e lhe recomendou que só fizesse atividade física sob supervisão médica?
2.     Você sente dor no tórax quando realiza atividade física?
3.     Você sentiu dor no tórax quando estava realizando atividade física no último mês?
4.     Você já perdeu o equilíbrio por causa de tontura ou alguma vez perdeu a consciência?
5.     Você tem algum problema ósseo ou articular que poderia ser agravado com a prática de atividade física?
6.     Seu médico está prescrevendo uso de medicamentos para a sua pressão arterial ou coração?
7.     Você conhece alguma outra razão pela qual você não deveria praticar atividade física?

Se você respondeu sim a qualquer uma destas questões acima, você deverá praticar exercícios somente após uma avaliação médica. Depois destas avaliações serão determinados os exercícios adequados que deve fazer levando em consideração a atividade que você gosta de praticar e os exercícios que você deve praticar, mesclando as atividades para serem agradáveis e não causar frustrações.

E agora, vai ficar aí parado? Mexa-se e logo verá o resultado!

Abraços,

Wilson Giraldelli
Fisioterapeuta e Educador Físico
wilson.giraldelli@fisioinforme.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário