quarta-feira, 24 de abril de 2013

ACONSELHAMENTO GENÉTICO

Pronto: você descobriu que pode ser portador dessa doença genética hereditária. O que fazer?

Em primeiro lugar, muita calma nessa hora, depois procure um profissional da área, preferencialmente um neurologista que saiba do assunto e conheça a doença para que ele entenda do que esta tratando e indique um geneticista que irá te acompanhar nesse difícil processo.

Só queria te lembrar de uma coisa: quero que saiba que é mais difícil para quem já está com a doença em andamento, podendo ter 50% de chance de (sem saber ) ter passado a doença para você. Eu disse 50%de chance de você ter os mesmos e também outros 50% de você não ter.

ACONSELHAMENTO GENÉTICO 

O que é?

Aconselhamento Genético (AG) é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco, de recorrência de uma doença genética na família, através do qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estejam em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la, ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada.

Por que Fazer? 

Muitos casais deixam de ter um ou mais filhos, porque eles ou familiares tiveram uma gestação ou um filho com uma doença genética; Por que nem tudo que é congênito é hereditário; Para permitir um planejamento familiar de melhor qualidade, nesta e em futuras gerações; Para avaliar tensões na gravidez, às vezes decorrentes de sentimento de culpa; Para compreender melhor as causas de doenças nas famílias.

Quais os Objetivos? 

Ajudar o paciente e seus familiares a:
- Compreender os fatos médicos, incluindo curso provável da doença e conduta disponível;
- Avaliar o modo pelo qual ocorre a hereditariedade para o distúrbio;
- Compreender as alternativas para lidar com a recorrência;
- Escolher a opção mais apropriada para a evolução da gestãção, de acordo com suas metas de planejamento familiar, padrões éticos, morais, religiosos, sócio-econômicos;
- Adaptar-se da melhor maneira possível, ao nascimento e à vida de um membro da família que terá uma doença genética.

Leia Mais: ACONSELHAMENTO GENÉTICO - ABC da Saúde
 (c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz aconselhamento genético e estou me preparando para fazer a fertilização in vitro com diagnóstico pré-implantacional. Daqui uns meses teremos um bebê na área, filho ou filha de um casal que tem um dos pais com DMJ (ataxia de Machado-Joseph), mas com a certeza de não ter a doença!

    ResponderExcluir