sexta-feira, 19 de abril de 2013

O QUE É O CEREBELO

Cerebelo: A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro."

O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico. O cerebelo é parecido com o córtex cerebral em alguns aspectos: o cerebelo é dividido em hemisférios e tem um córtex que recobre estes hemisférios

Funções: Movimento Equilíbrio Postura http://geocities.yahoo.com.br/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.html

Durante muito tempo considerado o coordenador encefálico dos movimentos corporais, sabe-se agora que o cerebelo participa ativamente de uma grande variedade de atividades cognitivas e perceptivas. Antes considerado, apenas, como o ponto central de controle da organização dos movimentos.

Recentes descobertas afirmam que o cerebelo humano está ativo durante uma grande variedade de atividades não diretamente relacionadas ao movimento. Sofisticados estudos cognitivos também revelaram que lesões em áreas específicas do cerebelo podem causar impedimentos inesperados em processos não-motores, afetando, em especial, a rapidez e precisão com que as pessoas percebem as informações sensoriais.

Outras descobertas indicam que o cerebelo tem um papel importante ... na memória de curta duração, na atenção, no controle de atos impulsivos, nas emoções, nas funções cognitivas superiores, na habilidade de planejar tarefas e, possivelmente, até mesmo em condições especiais como a esquizofrenia e o autismo.

O cerebelo tornou-se, novamente, uma área de "provocante mistério". Assim como o córtex cerebral humano, o cerebelo abriga uma extraordinária quantidade de circuitos em um pequeno espaço, dobrando-se muitas vezes sobre si mesmo. Na verdade, o cerebelo humano é muito mais dobrado que o córtex cerebral e, em vários mamíferos, é a única estrutura encefálica dobrada, formando convoluções. Se o cerebelo humano fosse estendido, ficaria do tamanho de uma folha com área média de 1.128 cm2 - pouco maior que a capa de um disco LP.

O cerebelo tem, sem dúvida, uma função importante porque persistiu e aumentou ao longo da evolução.

Apesar de os biólogos considerarem o crescimento do córtex cerebral uma característica definidora do grau de evolução do cérebro humano, o cerebelo também cresceu de forma significativa, aumentando pelo menos três vezes ao longo do último milhão de anos da história humana, conforme registros fósseis. Mas, talvez, a característica mais notável do cerebelo é o fato de que ele contém mais células nervosas individuais, ou neurônios, que o resto do encéfalo. Além disso, a forma como os neurônios estão interconectados permaneceu essencialmente constante por mais de 400 milhões de anos de evolução dos vertebrados. Deste modo, o cerebelo de um tubarão possui neurônios organizados em redes quase idênticos às encontradas em humanos. O cerebelo está mais envolvido no processamento dos sentidos que no puro controle motor.

SCIENTIFIC AMERICAN-Brasil, Setembro/2003 www.sciam.com.br [68 página 298]

O cerebelo, importante órgão relacionado com a regulação automática de movimento e postura, funciona em íntima conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico. Certos grupos de neurônios cerebelares regulam músculos do tronco, outros regulam músculos dos membros, e outros ainda estão em conexão com o córtex cerebral. A disposição anatômica do cerebelo varia muito entre os vertebrados, dependendo do modo de locomoção. O cerebelo é relativamente mais desenvolvido nos primatas, principalmente nos seres humanos.

LINK: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário