segunda-feira, 1 de abril de 2013

Entrevista com Josafá, um Pernambucano arretado!

O nosso entrevistado de hoje é o Josafá, ele é de Pernambuco e também é portador de ataxia. Conheceu a Luciana (idealizadora do blog) durante um tratamento em São Paulo. Realista porém cheio de fé em Deus e coragem, Josafá conta um pouquinho sobre sua vida para a gente.



1º) Nome e sobrenome, idade e profissão:
Josafar Macedo dos Reis, 37 anos, no momento não tenho profissão, mas já trabalhei como operador de máquina injetora na Fábrica de Briquedos Estrela em São Paulo e na Câmara Municipal de Dormentes – PE, como assistente de coordenadoria. Gostaria de estar trabalhando, estou aposentado por invalidez e ando a procura de uma profissão. É muito chato ter que viver parado sem trabalhar.

2º) Qual é o seu tipo de ataxia?


Sou portador de Ataxia de Friedreich, é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso causando desequilíbrio e perda na coordenação motora, fazendo com que a vida se torna um pouco difícil.

3º) Como ocorreu?


Aos vinte anos comecei a sentir os sintomas de desequilíbrio e as perdas, tinha dificuldade de correr e dominar uma bola nos jogos. Eu já sabia que se tratava de uma doença hereditária, pois eu tinha pessoas na família com esse problema, mas não sabia como ocorria. Aí em 2009 resolvi ir para São Paulo procurar tratamento e fiquei sabendo mais sobre a doença e como se chamava, que era através dos genes que acontece a transmissão (da doença).


4º) Você mora sozinho. Como faz no seu dia a dia, com afazeres de casa e suas atividades diárias? Conte-nos um pouco como faz para se virar sozinho.


Moro com Deus, procuro fazer as minhas tarefas de uma forma bem tranquila dentro dos meus limites fazendo minhas atividades diárias. Olha que é difícil, mas já tenho tentado trabalhar esse problema e ainda não encontrei uma forma certa de lidar com ele. Eu me apego com Deus que e Ele é o Deus do impossível.

5º) Você gosta de viajar? Qual foi sua aventura inesquecível e aonde foi?

Se eu pudesse viajaria sempre, uma que eu gostei muito foi viajar de avião achei bacana, foi de São Paulo para Pernambuco a procura de um tratamento, sempre gostei de aventura e isso já foi há quatro anos atrás.

6º) O que você faz nos momentos de lazer?


Nos meus momentos de lazer eu sempre gostei de andar de bicicleta procuro sempre dar minhas pedaladas, é uma forma de fazer exercício e se distrair um pouco a vida.

7º) Se praticasse algum esporte qual seria e porquê?


Meu esporte seria natação sempre gostei e me dou bem na piscina, perdi um pouco do movimento, mas ainda nado um pouco e por isso ainda continua sendo meu esporte preferido.

8º) Mande uma mensagem para os leitores do blog.

O impossível só existiu até o dia em que inventaram a superação, provamos isso todos os dias, sobrevivemos a esse mundo caótico.
As pessoas devem descobrir as coisas, superando os problemas impostos pela vida.

Um comentário:

  1. Parabéns Josafá, pela história de vida e superação. Também já fui entrevistada, e gostei muito da sua matéria. É bonito ver um moço disposto a ser feliz, mesmo com as limitações. Desejo só coisas boas para você. Grande abraço, adriana

    ResponderExcluir